Revithósoupa - Sopa de grão-de-bico

Uma das sopas mais tradicionais da Grécia é a revithósoupa - ρεβιθόσουπα (revithósupa) - ou sopa de grão-de-bico. Existem diversas receitas, utilizando cenouras, bacon, linguiças, tomates, mas a mais tradicional é também a mais simples que leva apenas o grão e temperos. O grão-de-bico é consumido também em saladas, como aperitivo (salgado como o amendoim) e em diversas outras receitas.
Dos legumes utilizados na culinária do mediterrâneo, o grão-de-bico é, com certeza, um dos mais importantes sendo rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, ácido fólico, fibras e triptofano. Ou seja, é excelente.
Existem relatos de utilização do grão-de-bico há mais de 3000 anos e é citado inclusive, na Ilíada de Homero.
É um dos meus pratos preferidos.



Revithósoupa
Pεβιθόσουπα
Sopa de grão-de-bico

Ingredientes:
250 gr de grão-de-bico
1 cebola média bem picada
1 litro de água
Azeite
Sal a gosto

Modo de preparo:
Lavar o grão-de-bico e deixar de molho em água abundante por no mínimo 2 horas. Troque a água pelo menos uma vez no período. Jogue a água fora.
Numa panela, coloque 1 litro de água, o grão-de-bico e um fio de azeite e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada até os grãos ficarem macios.
Adicione o sal e sirva.

Dicas:
- Se preferir, remova as cascas após deixar de molho esfregando os grãos com as mãos, mas elas são excelente fonte de fibras e auxiliam na redução do colesterol.
- Sirva com um pouco suco de limão, algumas gotas fazem uma grande diferença.

Comentários

Postar um comentário

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Galaktoboureko - Torta folhada de leite

Kourabiédes