Revithósoupa - Sopa de grão-de-bico

Uma das sopas mais tradicionais da Grécia é a revithósoupa - ρεβιθόσουπα (revithósupa) - ou sopa de grão-de-bico. Existem diversas receitas, utilizando cenouras, bacon, linguiças, tomates, mas a mais tradicional é também a mais simples que leva apenas o grão e temperos. O grão-de-bico é consumido também em saladas, como aperitivo (salgado como o amendoim) e em diversas outras receitas.
Dos legumes utilizados na culinária do mediterrâneo, o grão-de-bico é, com certeza, um dos mais importantes sendo rico em proteínas, vitaminas, sais minerais, ácido fólico, fibras e triptofano. Ou seja, é excelente.
Existem relatos de utilização do grão-de-bico há mais de 3000 anos e é citado inclusive, na Ilíada de Homero.
É um dos meus pratos preferidos.



Revithósoupa
Pεβιθόσουπα
Sopa de grão-de-bico

Ingredientes:
250 gr de grão-de-bico
1 cebola média bem picada
1 litro de água
Azeite
Sal a gosto

Modo de preparo:
Lavar o grão-de-bico e deixar de molho em água abundante por no mínimo 2 horas. Troque a água pelo menos uma vez no período. Jogue a água fora.
Numa panela, coloque 1 litro de água, o grão-de-bico e um fio de azeite e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada até os grãos ficarem macios.
Adicione o sal e sirva.

Dicas:
- Se preferir, remova as cascas após deixar de molho esfregando os grãos com as mãos, mas elas são excelente fonte de fibras e auxiliam na redução do colesterol.
- Sirva com um pouco suco de limão, algumas gotas fazem uma grande diferença.

2 comentários:

  1. Olá, onde entra a cebola no preparo?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a falha, vai junto com tudo durante o cozimento.

    ResponderExcluir

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens populares

Siga por Email