Frango assado com batatas ao azeite e limão

Sabe aquele famoso frango assado do domingo? Em casa também tinha, só que à moda grega, com batatas, azeite, orégano e limão.

O limão é muito apreciado na culinária grega e é muito comum vê-lo sendo usado como tempero em receitas salgadas como no frango assado, nos molhos tipo avgholemono (ovo e limão), nas saladas, temperando peixes, enfim, tudo vai muito bem com limão.

Uma das qualidades da culinária grega é que ela está sempre aberta a novidades. Desta forma, toda vez que um ingrediente novo aparece ele é logo assimilado e diversas receitas aparecem utilizando este novo sabor. Foi assim que aconteceu com o limão e as batatas. O limão só surgiu na Grécia lá pelo século III d.C. e as batatas, só depois da descoberta do Novo Mundo, mas foram rapidamente incorporados à cozinha grega.

Experimente.





Λεμονοριγανάτο  κοτόπουλο με πατάτες (lemonorighanáto kotópulo me patátes)
Frango assado com batatas ao azeite e limão

Ingredientes:
1 ½ kg de frango em pedaços (sobrecoxas, por exemplo)
2 kg de batatas
suco de 2 limões médios
orégano (um bom punhado)
sal e pimenta a gosto
azeite extra virgem
cerca de ½ litro de água quente

Modo de preparo:
Tempere o frango e as batatas com o sal, a pimenta, o orégano e o suco de limão.
Coloque as batatas por baixo e o frango por cima com a pele virada para cima, numa forma de alumínio ou de inox (no refratário e na forma de teflon não fica tão bom) e regue com azeite.
Coloque um pouco de água quente e ponha no forno pré-aquecido a 180o C.
Deixe assar por meia hora e veja quanta água há na forma. Se houver água, deixe continuar o cozimento, se não houver, adicione um pouco de água quente. Repita este procedimento a cada 10 minutos. Não coloque muita água e também não deixe secar.
Após 1 hora, verifique se as batatas e frango estão cozidos furando com um garfo. Quando estiverem, vire o frango e deixe pegar um pouco de cor por cerca de 5 minutos. Volte a virar o frango e deixe mais 5 minutos.
Apague o forno e deixe descansar por uns 10 minutos fora do forno ou com a tampa do forno aberta.

Dicas:
- Substitua os pedaços de frango por um frango inteiro. Tempere bem por dentro e por fora inclusive com o suco de limão.
- Sempre que necessário, regue o frango para não ficar ressecado.
- Use a mesma receita para fazer bistecas com batatas ou só batatas, fica ótimo.

Comentários

  1. Olá
    Dimitra !!!
    Todo filho ou filha de Gregos,acaba tendo o mesmo apelido grega ou o grego,mas eu a conheçoooo e faz tempo né amiga !
    Eu faço a receita do Frango substituindo o Limão por suco de laranja,fica muito bom também e tiro a pele,questões de saúde,ele não resseca pode fazer tranquila !!! deu uma vontade agora do franguinho... Filakia ke kales epitixiessss
    www.aprendagrego.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Grega! Sou Ariadni, filha de grego, claro. Nos almoços de domingo lá em casa também tinha esse frango. Mamãe às vezes exagerava no limão o que causava um certo rebuliço entre os dois. Mas acabava tudo bem e o frango era sempre devorado. Sempre acompanhada de uma xoriatiki salata ou uma fasolia xera salata (não sei se está correto). Muito boa essas lembranças, obrigado por proporciona-las.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito do blog e venho pedir sua orientação: minha irmã foi à Grécia e me trouxe de presente 3 mix de temperos (Stuffed tomato mix; mix for lamb; mix for feta) e um azeite. Não sei como usa-los corretamente. Vc poderia me ajudar, por favor??? Obrigada! Tais Marra (BH/MG)

    ResponderExcluir
  4. Porque nao posta mais receitas, eu sou filho de grego, mais e muito dificil conseguir receitas originais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Galaktoboureko - Torta folhada de leite

Kourabiédes