Salada ou antepasto de legumes


A grande influência da cozinha italiana trouxe sabores mediterrâneos para a culinária brasileira.
Em São Paulo é muito comum encontrarmos antepastos de legumes em diversos restaurantes e até nas rotisserias.
Da mesma forma, estes mesmos sabores podem ser encontrados na culinária grega. É muito comum encontrar pratos que são conhecidos no Brasil como sendo da culinária italiana que também fazem parte da culinária grega.
Um destes pratos é a salada de legumes assados que é ótima para servir como antepasto, como acompanhamento para carnes e até como recheio de sanduíche.


Salada de legumes assados

Σαλάτα με ψητά λαχανικά

Saláta me psitá lahaniká

Ingredientes:


3 berinjelas grandes
3 pimentões verdes pequenos
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
3 cenouras médias
3 tomates grandes
75 gr de azeitonas picadas
1/2 xícara de chá de salsinha (só as folhas)
1 xícara de chá de vinagre branco (prefiro o de vinho)
½ xícara de chá de azeite
2 colheres de chá de sal

Modo de preparo:

Corte os legumes. Os pimentões verdes em tiras finas, os amarelos e vermelhos em tiras finas, mas na metade do comprimento, as berinjelas em tiras de cerca de 1 cm de largura e na metade do comprimento da berinjela, as cebolas em tiras finas, as cenouras devem ser passadas no ralador e os tomates devem ser cortados em tiras finas após retirar as sementes.
Colocar os legumes numa forma, temperar com sal e regar com o vinagre e o azeite e assar em forno pré-aquecido a 200º C por cerca de 1 hora sempre misturando, transferindo os legumes de baixo para cima e vice-versa, e adicione as azeitonas e a salsinha.
Asse por mais 15 a 30 minutos, dependendo do forno.
Tire do forno e deixe esfriar bem.
Guarde na geladeira.

Dicas:

- Esta quantidade de ingredientes dá para servir cerca de 50 porções.
- Se você gosta, adicione alguns dentes de alho em fatias finas.


Comentários

  1. Grega, cheguei hoje por aqui em minhas andanças. Sou neta de sírios e tenho paixão pela culinária árabe em geral, estou conhecndo a culinária grega, maravilhosa. Estou deslumbrada com as suas receitas, suas dicas, suas fotos, seus sabores. Maravilhoso. Adoro baklava e faço sempre que posso com massa folhada, pois nunca acho a massa filo para comprar :( mas mesmo assim é bom demais.

    A cozinha grega, como a árabe em geral e a italiana têm em comum essa fartura de cores, cheiros e pessoas, sempre uma mesa cheia de risadas e encontros.

    Gostaria de ver suas fotos da Grécia!! Quem sabe um dia Deus me permite ir tb...
    Espero vc tb para um café na minha cozinha.

    http://cozinhadoquintal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola. Estive na Grecia no mes passad e apreciei demais a culinaria grega. Muito leve, tudo muito bem temperado com varias especiarias que tornam tudo marcante para uma viagem. Amei a Grecia, o povo, a história tão viva ainda. Comi muito uma salada de folhas, a tradicionalmente oferecida em restaurantes, com tomate, pepino, e queijo feta, mas há um diferencial. Gostaria que postasse o tempero dela, pois alem do tomate saboroso, diferente dos nossos, acho que o segredo está no tempero! Poderia postar a salada( todos ingredientes) e como tempera-la! Acho que nossa culinária é o resumo de muitas civilizaçoes e com certeza, a grega está presente. Beringelas, pepinos, tomates, azeite, azeitonas, souvlak, moussaka, saladas, antepastos, hummmm... Estou chegando em teu blog pra ficar, vou fazer um tour nele, pois minha paixão pela Grécia é desde da adolescencia e, agora, quando completei 27 anos de casada, meu marido de presenteou com essa viagem maravilhosa! Só aumentou minha paixão pela história, pelo povo, amabilissimo, pela culinaria...enfim, espero voltar à Grécia e poder desfrutar mais de tudo que há lá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Galaktoboureko - Torta folhada de leite

Kourabiédes