Tzatziki - Antepasto de iogurte e pepino

O tzatziki é um delicioso antepasto grego servido também como acompanhamento para carnes, como molho para saladas, recheio para sanduiches ou como patê.

Na Grécia, ao pedir um souvláki (suvláki - σουβλάκι) ou um gyro (ghiro - γύρο), o churrasco grego de verdade, um dos acompanhamentos é o tzatziki.

Os gregos fazem o tzatziki com iogurte firme e drenado. O iogurte grego é um capítulo à parte na culinária grega e é famoso em todo o mundo, ele é feito com leite de cabra ou ovelha, não é azedo e tem uma textura firme.

Apesar da palavra tzatziki ter origem turca, o tzatziki tem origem grega. Em Chipre ele é chamado de talatouri (talatúri - Ταλατούρι) e é temperado com hortelã. Outras culturas também fazem tzatziki, os turcos fazem com iogurte sem drenar, os sérvios  e os búlgaros acrescentam nozes picadas e os iranianos acrescentam endro.

Como tudo na Grécia, cada pessoa dá seu toque pessoal. A seguir eu passo a receita do tzatziki tradicional.





Τζατζίκι

Tzatziki

Antepasto de iogurte e pepino


Ingredientes:

1 litro de iogurte firme (pode ser feito em casa ou comprado pronto)
2 pepinos japoneses grandes (aquele pepino fininho)
2 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de azeite extra virgem

Modo de preparo:

Coloque o iogurte num guardanapo de pano dentro de uma peneira e a peneira sobre um recipiente em que não enconste no fundo. Deixe drenar por, no mínimo, 4 horas.

Descasque os pepinos e rale no ralo grosso. Extraia o excesso de água apertando entre as mãos.

Coloque o iogurte drenado numa vasilha, acrescente os pepinos ralados, adicione o alho, o sal, o vinagre e o azeite. Misture bem e está pronto.

Conserve em geladeira.


Dicas:

- Para não ficar com gosto de alho na boca e não dar azia, corte os dentes de alho ao meio e retire o miolo.

- Esmague bem o alho para não ficarem pedacinhos que dão aquela "surpresa".

- Se desejar um gosto mais forte de alho, acrescente mais dentes. Se desejar mais suave, coloque menos alho.

- O tempero é sempre uma questão de gosto, então experimente e adicione o tempero que achar que estiver faltando.

- Pode ser temperado com salsinha picadinha, hortelã picadinha, pimenta do reino branca.

- Pode-se substituir o vinagre por suco de limão.

- Escolha um iogurte de sabor menos azedo e com concistência bem firme. Não use iogurte de consistência cremosa. Pode-se usar o iogurte desnatado.

- Um litro de iogurte equivale a 5 ou 6 copos de iogurte comprado pronto, cada um costuma ter entre 150 e 180 ml.

- Costumo descascar os pepinos porque dá azia em pessoas mais sensíveis, se não for o seu caso, use os pepinos com casca.

4 comentários:

  1. Grega... Essa de colocar em um pano e deixar em uma peneira é do tempo do onça, rsrs. Aqui em casa, a gente coloca no filtro de café dentro do filtro melita, e deixamos na geladeira por umas 4 horas pelo menos, com um copo embaixo para cair o soro. É bem mais prático, não suja pano e fica excelente!!! ; )

    ResponderExcluir
  2. Boa dica, Thiago. Para grandes quantidades, no entanto, é inviável. Usar o pano, e ter um pano exclusivo para este uso, é uma forma mais sustentável para quem costuma usar muito o iogurte drenado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Grega, aqui em casa a minha esposa Andrea faz iogurte a cada dois dias com 2 litros de leite e é muito prático usar o tecido exclusivo só pra isso.
      Abraço!

      Excluir
  3. Obrigada pela receita. Fiquei cerca de 3 meses por várias ilhas gregas e me apaixonei pela cultura e culinária. Torradinhas com tzatziki era de lei, todos os dias. Que saudade do feta cheese também, não encontro em lugar nenhum.

    ResponderExcluir

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens populares

Siga por Email