Spanakórizo me domáta - Espinafre com arroz e tomate


Quando se cresce numa família estrangeira tem-se a falsa impressão de viver como todos vivem, comer o que todos comem, quando praticamente tudo é diferente.

Nossas refeições eram ao estilo grego, verduras, legumes, carne, frango e peixe uma vez por semana, pão para acompanhar e frutas na sobremesa. Como foi difícil começar a trabalhar e enfrentar o bandejão. No início eu não comia quase nada porque o que era mistura, para mim era o prato principal e quem já passou por isso sabe, a mistura é "regulada" e o feijão com arroz à vontade.

Foi assim que comecei a descobrir que o que eu comia em casa não era nem de perto o que os outros comiam. As pessoas que conviviam comigo, mas não me conheciam muito bem, achavam que eu era "esnobe" porque não queria comer feijão com arroz. Na verdade, eu estava começando a me adaptar ao mundo à minha volta.

Hoje, eu tento ensinar meu filho a comer como eu comia mas é muito difícil. Ele já está familiarizado com o fast food, com o arroz com feijão e, como todas as nossas crianças, torce o nariz para verduras e legumes. Mas eu faço minha parte e ofereço comida saudável todos os dias.

No cardápio de hoje, espinafre com arroz e tomate. Outra receita semelhante é o espinafre com arroz (sem tomate) - spanakórizo - mas eu gosto mesmo é com o molhinho vermelho.




Spanakórizo me domáta

Σπανακόρυζο με ντομάτα

Espinafre com arroz e tomate

Ingredientes:
1 maço de espinafre
1 pé de cebolinha fresca e um pouco de salsinha ou 1 maço de cheiro verde
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de arroz
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 tomates maduros picados
3 xícaras de água fervendo
½ colher de sopa de sal ou a gosto
Pimenta a gosto
Suco de limão

Modo de preparo:
Separe as folhas de espinafre, lave bem, corte em pedaços largos e reserve.
Lave bem, pique a salsinha e reserve.
Lave bem, pique a cebolinha e reserve.
Pique a cebola e coloque para dourar numa panela com o azeite e a cebolinha fresca picada em fogo médio.
Junte a salsinha e deixe murchar.
Junte o espinafre e deixe murchar.
Adicione os tomates picados, o extrato de tomate, o sal e a pimenta e cozinhe até dissolver parcialmente os tomates.
Junte o arroz e metade da água. Baixe o fogo e deixe cozinhar.
Adicione mais água aos poucos, sempre mexendo. Quando adicionar toda a água deixe cozinhar mais um pouco para engrossar o molho e está pronto.
Sirva quente com suco de limão à gosto.
Dicas:
- Esta receita pode ser preparada sem os tomates e o extrato de tomate. É só excluí-los, adicionar 1 xícara de chá a mais de água e seguir o resto da receita.

- Eu prefiro fazer sem cebola, acho que fica mais leve. Neste caso, é só tirar da receita.

- Adicione um pouquinho de aneto ou dill, fica ótimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Galaktoboureko - Torta folhada de leite

Kourabiédes