Fricassé - Guisado de carne e escarola

Uma opção para a Ceia de Páscoa é o Fricassé. Trata-se de um prato preparado com carne, verduras e molho avgolémono e seu visual é muito semelhante ao da Magiritsa. Eu prefiro o Fricassé.

A receita original usa alface romana (μαρούλη) mas minha mãe experimentou fazer com escarola (αντίδι) e ficou sensacional. A partir daí, temos Fricassé com escarola em todas as ceias de Páscoa. E em outros dias do ano também...





Fricassé (Fricassê)
Φρικασέ
Guisado de carne e escarola

Ingredientes:
2 kg de contrafilé cortado em cubos grandes
5 maços de escarola (ou alface romana) cortada em tiras de 3 dedos de largura
1 maço de cebolinha fresca cortada grosseiramente
1 maço de salsinha cortada grosseiramente
1 cebola grande picada
Azeite
1 colher de sobremesa de sal

Ingredientes do avgolémono:
2 ovos
Suco de 1 limão grande

Modo de preparo:
Numa panela de pressão, aqueça o azeite e refogue a carne. Refogue um pouco de cada vez para não soltar água.
Quando estiver refogada, adicione a cebola e refogue.
Adicione água quente até cobrir a carne, coloque o sal, tampe e cozinhe em pressão por 15 minutos ou até a carne ficar macia.
Coloque o conteúdo da panela de pressão em uma caçarola grande, adicione as verduras, tampe e cozinhe em fogo baixo até as verduras ficarem macias.
Quando as verduras estiverem cozidas, adicione o avgolémono devagar e misture até ficar homogêneo.
Experimente, tempere com pimenta e coloque mais sal e limão, se necessário.

Modo de preparo do avgolémono:
Numa vasilha, bata as claras até espumar bem - mas sem chegar ao ponto de neve. Adicione as gemas e bata até ficar uma mistura homogênea. Adicione metade do suco de limão vagarosamente e sempre batendo.

Dicas:
- Prepare o avgolémono devagar e sempre bata bem depois de adicionar o limão.
- Não tenha pressa ao adicionar o avgolémono. É preciso misturar bem e homogeneizar antes de adicionar mais. Se for feito com pressa, talha, ou seja, o ovo cozinha antes de se misturar ao conteúdo da caçarola e você acaba com uma comida cheia de pontinhos brancos e não com um molho acetinado.
- Somente adicione o avgolémono antes de servir.
- Se você não usa panela de pressão, cozinhe a carne em panela tampada e fogo baixo até a carne ficar macia. Pode demorar mais de uma hora para ficar no ponto e será necessário adicionar mais água quente sempre que baixar o volume ou ao final do cozimento. A água para preparar as verduras (depois do cozimento da carne) deve estar sempre cobrindo a carne.
- É possível deixar a carne e verduras prontas com antecedência e adicionar o avgolémono na hora de servir. Para isto, aqueça o ensopado e quando começar a ferver, adicione o avgolémono conforme explicado.
- Caso não goste de ovos, não adicione o avgolémono. Tempere com limão e sirva. Também fica ótimo.

Comentários

  1. Eu tinha essa receita que me foi dada por um Capitão de navio grego. Nesse caso eles usavam carne de carneiro, mas realmente nem saberia onde conseguir isso (talvez no Nordeste). Usei minha receita e aproveitei as dicas do seu molho, o meu estava meio ralo. Adorei seu blog e pretendo ficar de olho nas suas receitas. Parabens. O meu blog é: http://henriette-gordita.blogspot.com/2011/08/fricasse-da-astridcapitao-yanis.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Galaktoboureko - Torta folhada de leite

Kourabiédes