Fassolada - Feijoada grega de feijão branco

A fassolada é um prato muito comum em toda a Grécia. Quando está frio então, é sem dúvida o preferido.
Durante o inverno, os gregos vão às montanhas e lá encontram restaurantes quentinhos, charmosos e muito tradicionais onde o prato mais servido é a fassolada.
Há muitos motivos para ser um prato tão servido, o sabor é um deles.
Durante o inverno, muitas vezes, as pessoas ficam em casa sem possibilidade de sair por causa das chuvas, da neve, do frio intenso, especialmente nas montanhas e na pequenas cidades e vilas do interior. Nestes locais, é imprescindível ter na despensa mantimentos que durem o inverno inteiro para o caso de ficar incomunicável, sem energia elétrica e todas as facilidades às quais estamos tão acostumados.
Aí entra a fassolada. É um prato rico em proteínas, carboidratos, sais minerais, enfim, uma refeição perfeita para quem está passando muito frio e precisa de energia, além de todos os ingredientes serem de fácil armazenamento durante o inverno.
Geralmente, nestes locais, ela é preparada na gastra (ghastra) - panela de barro - e na lareira ou fogão a lenha e é preparada de forma a servir muitas pessoas, para economizar energia.
A Georgia, minha sobrinha, está experimentando seu primeiro inverno morando na Grécia. Aqui no Brasil, ela nem experimentava a fassolada. Quando muito, molhava um pãzinho no molho. mas lá ela experimentou, adorou e pediu para eu ensinar como fazer.
Então Georginha, esta é para você e é nistísima.




Fassolada (Fassoladha)
Φασολάδα
Feijoada grega de feijão branco

Serve 4 a 6 pessoas
Ingredientes:
500 gr de feijão branco
3 cenouras cortadas em rodelas
1 cebola média picada
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de extrato de tomate
Folhas de salsão picadinhas
½ colher de sopa de sal
Pimenta a gosto
Água fervendo

Modo de preparo:
Coloque o feijão e 1 ¼ litro de água numa caçarola e deixe cozinhar em fogo baixo em panela tampada até ficar macio.
Coloque o azeite e a cebola numa panela e refogue. Junte a cenoura e continue refogando, por cerca de 10 minutos. Adicione o extrato de tomate.
Junte o conteúdo da panela à caçarola com o feijão. Coloque o salsão, o sal e a pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo e com a panela tampada até a cenoura ficar macia e o caldo engrossar.
Se necessário, adicione mais água durante o preparo.

Dicas:
- O tempo de cozimento do feijão depende da qualidade e da idade do mesmo. Caso queira diminuir este tempo (o que é aconselhável) deixe o feijão de molho por algumas horas (pernoite), jogue a água fora e cozinhe conforme a receita.
- Outra opção para diminuir o tempo de cozimento é usar panela de pressão. Neste caso, coloque o feijão e 1 ¼ litro de água na panela, tampe e deixe cozinhar por 20 minutos após o início da pressão. Depois, seguir a receita a partir do preparo das cenouras.

- Outra forma de preparar é juntar todos os ingredientes numa caçarola e colocar para cozinhar adicionando água quando necessário. Esta é a forma de preparo em panela de barro em fogão a lenha.

Comentários

Postar um comentário

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Galaktoboureko - Torta folhada de leite

Kourabiédes