Spanakópita - Torta folhada de espinafre e queijo
A torta de espinafre ou Spanakópita é uma das tortas mais saborosas e mais apreciadas na Grécia.
Em geral é uma torta feita com massa folhada ou massa caseira e recheada com espinafre, mas a versão mais apreciada é a que leva também queijo em seu recheio chamando-se então Spanakotirópita, mas, pra encurtar, todo mundo chama de Spanakópita mesmo.
Eu costumo fazer com massa folhada e não com massa tipo Fillo, mas, desta vez, resolvi fazer com massa caseira e ficou uma delícia. A massa caseira usa óleo vegetal (o de sua preferência) no lugar de manteiga como a massa folhada e portanto, sem colesterol e nistíssima (se fizer o recheio sem queijo e sem ovos). Se preferir, substitua a massa caseira por massa folhada.
Em algumas regiões da Grécia, costuma-se adicionar arroz ao recheio, eu não sou fã. Outra diferença é nas ervas aromáticas que são adicionadas, pode-se colocar dill (aneto), cebolinhas, salsinha, alho-poró, hortelã, entre outras.
Depois de muitas tentativas usando ervas, temperos e queijos diferentes, cheguei a esta receita deliciosa. Meu pai adorava e sempre pedia que eu fizesse.
Spanakópita
Σπανακόπιτα
Torta de espinafre
Ingredientes da massa:
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de sopa de vinagre branco
3/4 xícara de chá de óleo
Cerca de 1 ¼ xícara de chá de água morna
Ingredientes do recheio:
1 maço de espinafre picado
1 maço de salsinha picado
1 pezinho de cebolinha picado
1 cebola média picada
250 gr de queijo minas frescal
250 gr de queijo cottage ou ricota cremosa
100 gr de queijo parmesão ralado
3 ovos
Sal e pimenta a gosto
Azeite a gosto
Preparo da massa:
Coloque todos os ingredientes secos numa vasilha e abra um buraco no centro. Coloque no centro o vinagre, o óleo e metade da água e vá misturando do centro para fora. Adicione água aos poucos até formar uma massa lisa e uniforme. Dependendo da qualidade da farinha pode ser necessário o uso de mais ou menos água.
Se desejar usar máquina de fazer pão para preparar a massa, coloque todos os ingredientes e use o programa “massa”.
Deixe descansar enquanto prepara o recheio.
Preparo do recheio:
Numa panela, coloque um pouco de azeite refogue a cebola e junte a cebolinha. Refogue mais um pouco e junte a salsinha. Refogue mais um pouco e junte o espinafre. Continue refogando a mistura até ficar sequinha. Deixe esfriar.
Numa vasilha, amasse o queijo minas frescal, junte o cottage e o parmesão e misture tudo.
Bata levemente os ovos e incorpore ao queijo.
Misture o refogado e tempere com sal e pimenta a gosto.
Montagem da torta:
Divida a massa em 3 partes e abra em superfície enfarinhada no formato da forma que será usada.
Coloque uma massa no fundo da forma untada com óleo,
Coloque metade do recheio, cubra com outra massa, coloque a outra metade do recheio e depois cubra com a massa restante.
Pincele com manteiga ou azeite e coloque em forno pré-aquecido a 180 oC por cerca de 1 hora ou até a crosta ficar dourada.
Dicas:
- Se usar massa folhada coloque massa apenas no fundo e na cobertura.
- Substitua todos os queijos por 500 gr de queijo feta, desta forma você segue a receita tradicional.
- Substitua todos os queijos por 500 gr de queijo feta, desta forma você segue a receita tradicional.
Oi grega, adorei seu blog de comidinhas da nossa terra. Vou divulga-lo.
ResponderExcluirComo é seu nome e daonde vocé é de São Paulo?
um abraço
Olá Lia, que bom que você gostou do blog. Meu nome é Dimitria e sou da Penha, pelo meno por enquanto, rsrsrs. Um abraço.
ResponderExcluirOlá Dimitria, adorei o seu blog, tenho verdadeira paixão por tudo relacionado a Grécia, um dia, nao sei quando eu vou conhecer esse país que tanto me encanta...amei suas receitas, vou esperimenta-las uma por uma...um grande abraço!
ResponderExcluirOlã Rosangela, fico feliz que tenha gostado do blog. Você vai adorar a Grécia. Quando você for para lá, mande um email e ficarei feliz em dar todas as dicas para aproveitar bem sua viagem. Um abraço.
ExcluirDesde que comecei a estudar sobre a Grecia me apaixonei por ela,amo olhar as fotos deste lindo país.Amei seu blog.É muito bom a maneira que você facilita pra gente substituir os ingredientes que não encontramos aqui.ParábensQ
ResponderExcluirOlá, Grega!
ResponderExcluirAdorei seu blog! Sou estudante de jornalismo e estou fazendo uma matéria sobre a culinária grega. Poderia conversar um pouquinho com você?
Se possível, gostaria que você me passasse seu e-mail.
Super beijo!
Olá Monique, desculpe a demora em responder, estive afastada por algum tempo. Se ainda tiver interesse, ficarei feliz em ajudar.
Excluirbeijo
Parabens, vou tentar fazer suas receitas.Morei 4 anos na Grécia e tenho saudades da comida grega. Por acaso vc vende as receitas prontas? Eu moro em Guarulhos-sp.
ResponderExcluirObrigada. Ainda não vendo, mas tenho planos para isto, em breve.
Excluirabs
Vou fazer amanha,tenho certeza que vai ficar divino
ResponderExcluirOi, Dimitria! Seria possível você me conceder uma entrevista rápida sobre a spanakópita? É para uma revista chamada Todos, vendida na Drogasil. Se puder, por favor, me retorne no email romyaikawa@uol.com.br. Por meio dele posso explicar direitinho do que se trata.
ResponderExcluirObrigada!!
Olá Dimitria, gisgos do seu blog. Minha avó nasceu em Atenas e como ela já não está entre nós sinto muita falta das delícias que ela fazia com tanto amor. Hoje me lembrei da torta de espinafre, farei e lembrarei dela a cada mordida. Obrigada
ResponderExcluirOi tudo bem, de que região da Grécia seus familiares são?
ResponderExcluirSão da região de Ilia em Peloponeso, mas minha mãe também tem raízes em Zakinthos e meu pai em Epiro.
Excluir