Ovos Vermelhos de Páscoa


Quando chega a Páscoa chega também a época de ganhar Ovos de Páscoa. Aqui no Brasil, costumamos dar e ganhar ovos de chocolate, uma tradição que começou na corte francesa. Na Grécia também há troca de ovos de chocolate, mas a tradição que vem desde a antiguidade é de presentear com Ovos Vermelhos de Páscoa ou Κόκκινα πασχαλινά αυγά (Kókina pasxaliná avgá - Kókina pasxhaliná avghá),

Muito antes do cristianismo, nossos ancestrais pintavam e decoravam ovos para festejarem a continuação da vida. Os ovos, naquela época, simbolizavam os presentes perfeitos da natureza e eram utilizados para comemorar a chegada da primavera. O ovo, símbolo antiqüíssimo do nascimento do mundo, do nascimento da vida, é encontrado em diversos cultos ancestrais, ele tem dentro de si o poder da vida e acreditava-se que podia transmiti-la aos homens, animais e plantas.
A pintura dos ovos acontece na quinta-feira que antecede a Páscoa (Μεγάλη Πέμπτη - Megháli Penpti ou Grande Quinta) e por isso é chamada de Κοκκινοπέφτη (Kokinopéfti - quinta vermelha), lembrando o derramamento do sangue de Cristo.
Antigamente, também, o trabalho começava na madrugada com o início do novo dia. A panela onde eram cozidos os ovos tinha que ser nova, o número de ovos era determinado, a tinta onde eram pintados era guardada por quarenta dias e não podia ser jogada fora de casa.
As cores para a pintura dos ovos provinham de diversas plantas, a cor de mel era obtida a partir das cascas de cebola, a cor amarela das folhas de amendoeira, o vermelho vivo das papoulas. Atualmente, compra-se a tinta pronta em diversas cores e a mais utilizada é a vermelha. Já se encontram também ovos pintados e decorados prontos em lojas e supermercados, sinal dos tempos.
Um ritual que acontece após a missa da Ressurreição e se repete por todo o dia de Páscoa é a quebra dos ovos. Cada pessoa ganha um ovo e segura firmemente envolto na mão, então bate no ovo que está na mão da outra pessoa e ao quebrar um dos ovos diz Χριστός Ανέστη (Xhristós Anésti) - Cristo ressuscitou, e a outra pessoa responde Αληθώς Ανέστη (Alithós Anésti) - Na verdade, ressuscitou. A quebra dos ovos vermelhos simboliza a Ressurreição de Cristo.
O ovo simboliza a vida e a criação que contém esta vida. Quando se rompe a casca do ovo nasce uma vida e quando fazemos o ritual de quebra dos ovos isto simboliza o rompimento da sepultura de Cristo e sua Ressurreição.



Ovos Vermelhos de Páscoa
Kókina pascaliná avgá
Κόκκινα πασχαλινά αυγά

Ingredientes:
1 dúzia de ovos brancos médios
Tinta vermelha para tingimento
2 colheres de sopa de vinagre
Óleo para dar acabamento

Modo de preparo:
Coloque uma ou duas folhas de papel absorvente fundo de uma panela ou caçarola.
Coloque os ovos sobre o papel com cuidado ajeitando para não ficarem batendo uns nos outros.
Cubra os ovos com água até um dedo acima do nível dos ovos e inicie o aquecimento.
Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo até um ponto em que a água continue borbulhando e cozinhe os ovos por 10 minutos.
Dissolva a tinta em um copo com pouca água conforme as instruções da embalagem, misture o vinagre e adicione aos ovos.
Deixe ferver por mais 5 a 10 minutos.
Apague o fogo e retire os ovos colocando num aparador forrado com papel absorvente.
Deixe esfriar um pouco, molhe um papel absorvente com um pouco de óleo e passe sobre toda a superfície dos ovos para dar brilho.
Retire o excesso de óleo com outro papel absorvente.
Dicas:
- Escolha tintas naturais, de preferência alimentícias, para tingir os ovos. Cuidado! Algumas tinturas podem conter metais pesados que fazem mal à saúde, leia os rótulos.
- Caso precise colocar os ovos uns sobre os outros, coloque sempre um papel absorvente entre eles para não quebrarem enquanto cozinham.
- Escolha tintas de cores diferentes e faça ovos multicoloridos.
- Escolha ovos pequenos para tingir, quanto menores mais grossa é a casca.
- Ovos naturalmente vermelhos não pegam bem a tintura, mas os brancos tem a casca mais fina e quebram com mais facilidade.

Comentários

  1. Olá! Sou portuguesa e na terra da minha avó (norte interior) quando era pequena uma senhora dava-me sempre ovos tingidos com casca de cebola... :)
    Também sou fã da cozinha grega e cipriota (e israelita, que acho parecida em alguns aspectos com a grega...), adorei o teu blogue, já me tornei seguidora.
    Beijinhos*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Tem algum pedido especial? Fale para mim.

Postagens mais visitadas deste blog

Pão pita para souvlaki ou gyro

Kourabiédes

Galaktoboureko - Torta folhada de leite